Funções para auxílio de animações do site da Fazenda da Esperança Brasil Fazenda da Esperança/ Recuperação de dependentes quimicos/ Metodologia
Fazenda da Esperança
Palavra de Vida
Loading

» Metodologia

A Fazenda da Esperança acolhe jovens que desejam se libertar das drogas e do álcool, mas também aqueles que anseiam descobrir suas vocações.

Metodologia

A recuperação baseá-se no tripé: trabalho, como processo pedagógico e fonte de autoestima, e na vida em comunidade, respeitando o espaço do próximo, como instrumento de mudança de valores, sob a luz da espiritualidade do evangelho, com moral e princípios.

Espiritualidade

Recuperação: metodologia

Não é o único, mas o principal aspecto da metodologia da Fazenda da Esperança, é a base e/ou o interlocutor presente em todos os momentos e atividades.

Na vida de drogadição e alcoolismo, a espiritualidade não mais estava presente a não ser nos momentos de sofrimento quando pediam socorro: Deus, tire-me desta vida.

Na comunidade recebem todos os dias uma palavra do evangelho para meditar e principalmente colocar em prática. Rezam o terço e celebram a missa. Esse exercício de colocar os ensinamentos da Palavra de Deus como guia do trabalho e das convivências realizadas durante o dia, partilhando as experiências antes de ir dormir, é um novo estilo de vida.

A Fazenda da Esperança testemunha que a verdadeira Esperança, que não decepciona, é Jesus Cristo e encontram-na vivendo a Palavra de Deus. Porque cada Palavra que se vive, comunga o próprio Deus, pois Ele está na sua Palavra e em cada gesto de amor ao próximo. Praticando a Palavra, Deus e a Esperança crescem dentro de cada um.

Convivência

Recuperação: metodologia

Na vida anterior à acolhida, a convivência encontrava-se numa situação de calamidade. Com as pessoas mais próximas discussão, desentendimento, falta de compreensão; na rua briga, violência; em todos os lugares tudo era desamor. Na maior parte do tempo fugiam ou se escondiam dos encontros, principalmente, daqueles que amam.

Na organização da Fazenda da Esperança não há espaço para evitar a convivência. Os relacionamentos internos estão de tal forma estruturada que a onde for dentro da comunidade o jovem terá de conviver.

No quarto residem em grupo, nas refeições alimentam todos juntos, não há trabalho individual, 90% dos momentos de lazer são de jogos e atividades grupais, ressalva os que leem um livro, mesmo se retira para a capela é para criar um relacionamento com Deus.

Isso tudo não é para testar os nervos. Com certeza há conflitos e é uma oportunidade para aprenderem a superar o que buscavam evitar, nessas horas enxergam as próprias mazelas e conhecem as limitações pessoais. Apoiam-se na Palavra de Deus como ferramenta para nascer novas atitudes.

Os pequenos gestos de amor transformam rapazes e moças, que outrora tinham perdido todas as esperanças e as perspectivas de um futuro melhor, preparando-se homens novos e mulheres novas para retornar ao convívio da sociedade.

Trabalho

Recuperação: metodologia

O processo pedagógico do trabalho na recuperação visa restabelecer força, criatividade, continuidade e autoestima do interno.

Levantar cedo com a responsabilidade de desempenhar uma atividade gera expectativas para uma nova vida. A proposta contempla afazeres no campo, nas fábricas ou onde a equipe determinar. O trabalho é de caráter terapêutico e ocupa oito horas diárias.

As ações na maioria das vezes são em grupo, o que favorece a troca de experiência e a aprendizagem, mas em primeiro lugar a desenvolver-se como membro de uma equipe.

Na rua não tinha rotina, perdia-se a hora de tudo e o trabalho ajuda a mudar a mentalidade desenvolvida nos anos perdidos no mundo das drogas e do álcool.

Continuamente cada aspecto vai ser aprimorado e no trabalho também o jovem se prepara para retornar a sociedade, onde seu futuro dependerá de cada uma das facetas da metodologia da Fazenda da Esperança.

Galeria de fotos

  • Recuperação: metodologia
  • Recuperação: metodologia
  • Recuperação: metodologia
  • Recuperação: metodologia
  • Recuperação: metodologia
  • Recuperação: metodologia
  • Recuperação: metodologia
  • Recuperação: metodologia
  • Recuperação: metodologia
  • Recuperação: metodologia
  • Recuperação: metodologia
  • Recuperação: metodologia
  • Recuperação: metodologia