Funções para auxílio de animações do site da Fazenda da Esperança Brasil Fazenda da Esperança/ Recuperação de dependentes quimicos/ Esquina da Esperança
Fazenda da Esperança
Loading

» Esquina da Esperança

Onde tudo começou, mais um ponto turístico no Vale.

Esquina da Esperança

A Fazenda da Esperança teve sua origem na esquina da rua Tupinambás com a Caramurus, no bairro Pedregulho, na cidade paulista de Guaratinguetá.

Esse local era ponto de venda e consumo de drogas no início da década de 80. Muitos moradores evitavam passar por ali, mas o jovem Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos, animado pela experiência de praticar a Palavra de Deus por frei Hans Stapel, ofm, pároco da capela do bairro Nossa Senhora da Glória, decidiu viver a frase do evangelho "Toda vez que fizestes isso a um desses menores dentre meus irmãos foi a mim que o fizestes!" (Mt 25, 40).

Nelson pediu um daqueles jovens que o ensinasse a fazer pulseira e ao escutar as suas histórias ganhou um amigo que o apresentou para a turma da esquina.

Começou a frequentar diariamente aquele ambiente, sem qualquer pretensão. Um dia preparou junto com sua irmã um bolo de aniversário para um dos novos amigos. Na esquina, cantaram parabéns e compartilharam respeitosamente abraços e felicitações.

Os dias se passavam, os frequentores da "boca" se questionavam sobre suas atitudes e um jovem em especial despertou em seu coração uma possibilidade para o desejo que tinha. "Nelson, não aguento mais essa vida! Não quero mais fazer minha família pobre e ver minha mãe chorar. Preciso de alguém 24 horas junto comigo", pediu Antônio Eleutério.

A proposta de frei Hans de viver o evangelho todos os dias, foi o que Nelson propôs ao Antônio, dizendo: "Amanhã, vá participar da missa e fica para o grupo de jovens depois da celebração."

A paróquia de Nossa Senhora da Glória era o ponto de encontro e partida para as primeiras experiências da Fazenda da Esperança. Mais jovens da esquina eram atraídos ao tomar conhecimento da nova vida levada pelos antigos companheiros. Uma jovem grávida tinha o desejo de comer abacate, mas não era época desta fruta. Impulsionado pela Palavra de Deus, um dos jovens andou por toda a cidade até encontrar essa fruta para satisfazer essa vontade. A alegria em fazer esses atos de amor preenchia todo o ser desses jovens.

A convivência era tão intensa que decidiram morar juntos e compartilhar tudo numa pequena casa alugada na cidade. Tempos depois ganharam o primeiro terreno na zona rural, onde o primeiro voluntário Nelson se dedicava integralmente aos que buscavam vida nova.

A casa da esquina, na década de 90, com a generosidade de amigos da Fazenda da Esperança, foi adquirida e transformada num ponto de encontro e evangelização, chamada Esquina da Esperança.

Da Esquina para o Mundo

A história que começou nessa esquina e se espalhou pelo mundo a Fazenda da Esperança foi registrada nesse livro fotográfico com pequenos depoimentos de pessoas que fizeram parte dessa história.

Adquira o livro "Da Esquina para o Mundo":

Horário de funcionamento

Sexta-feira das 20:00 às 00:00h.

Galeria de fotos

  • Esquina da Esperança
  • Esquina da Esperança
  • Esquina da Esperança
  • Esquina da Esperança