Notícias da Fazenda de Condado/PB

A Fazenda da Esperança João Paulo II em Condado, no sertão da Paraíba, inaugurou um sistema solar fotovoltaico e um sistema de biodigestor.

O sistema fotovoltaico, a princípio, com 3 placas produz energia para a bomba de irrigação da horta e a iluminação noturna do monumento em homenagem ao ano Mariano e também um sistema de biodigestor que possibilita o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes.

Os projetos foram realizados com a parceria do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (Cersa), a Misereor (Alemanha), a Caritas Brasileira e a Ação Social Diocesana de Patos-PB e teve início com a realização de palestras e oficinas para alguns dos acolhidos da Fazenda e comunidades rurais.

Segundo Antônio Carlos, acolhido há 6 meses na Fazenda, o treinamento serviu para acrescentar o aprendizado no manuseio dos equipamentos que foram instalados, além de compreender um pouco mais sobre a importância da energia renovável.

Joceildo Ferreira (Caicó), acolhido há 11 meses, diz: “aprendi que a energia renovável é de grande importância para evitar a poluição natural além da economia feita em vários aspectos, tendo em vista que é preciso apenas do Sol, e isso temos em abundância aqui no sertão”- fala sorrindo.

Francisco Sérgio, acolhido há 3 meses, que ajudou na construção e instalação do biodigestor achou interessante esse reaproveitamento de esterco de animais e matérias orgânicas para produzir gás natural e fertilizantes. Ele diz: “espero que esse projeto sirva de incentivo para outras Fazenda da Esperança e agricultores em geral aderirem esse método de energia ecológica e renovável”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *