8 anos do GEV em Sobral/CE

Programação comemorativa acontecerá no dia 11 de maio, na Fazenda da Esperança, em Patriarca

A Fazenda da Esperança São Bento, comunidade terapêutica que trabalha na recuperação de dependentes químicos em Sobral, fundou no dia 13 de maio de 2010 o Grupo Esperança Viva Santa Catarina Labouré (GEV), que reúne voluntários, familiares e jovens que já concluíram tratamento, para meditar o Evangelho e trocar experiências. A fim de comemorar os oito anos de atividades do grupo de ajuda aos ex-acolhidos, a comunidade terapêutica preparou uma programação toda especial que acontecerá no dia 11 de maio, na própria Fazenda, no distrito de Patriarca.

A programação comemorativa pelos oito anos do GEV acontecerá no tradicional Dia da Misericórdia, celebrado mensalmente a cada dia 11, na Fazenda da Esperança. O encontro inicia às 15h, com atendimento a confissões. Às 16h haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, às 17h será recitado o terço da misericórdia e às 18h será celebrada a Santa Missa. Em seguida acontecerá o Café de São Bento. Durante a programação, haverá ainda momentos de testemunhos e relatos de experiências.

História

Quando um jovem deixa a Fazenda onde viveu por 12 meses e vai viver sua sobriedade na sociedade, precisa de apoio e de um grupo onde possa receber alimento espiritual. É com esse intuito que em 1998, no Rio Grande do Sul, foi fundado o primeiro GEV, na cidade de Tapejara, a fim de apoiar aqueles que seriam os ES – abreviação da palavra ESPERANÇA – jovens que já se recuperaram das drogas na Fazenda. Com o passar dos anos, o grupo cresceu e se abriu para todas as pessoas interessadas no carisma da Fazenda, isto é, na vivência do Evangelho como estilo de vida.

Hoje os GEVs estão presentes em todo o Brasil e em outros 10 países, envolvendo milhares de pessoas que se reúnem para aprofundar a vida e a espiritualidade da Fazenda da Esperança. Na região Norte do Ceará, a Fazenda da Esperança conta com o GEV Santa Catarina de Labouré, em Sobral, o GEV São Vicente de Paulo, em Tianguá, e o GEV Onde Há Vida, Há Esperança, em Chaval.

Pode participar do grupo qualquer pessoa que esteja ligada à vida e à espiritualidade das Fazendas da Esperança. Jovens que por algum motivo não puderam terminar seu ano de recuperação também são bem vindos. Não há restrição de idade, religião, condição social ou mesmo profissão ou estudo. Não é exigida nenhuma taxa de participação e os coordenadores do GEV são membros voluntários.

Em Sobral, o grupo se reúne semanalmente às quintas-feiras, no horário das 19h30, no auditório Dom Walfrido (Cúria Diocesana). A cada encontro, é aprofundado um aspecto da espiritualidade da Fazenda da Esperança, com orações, cânticos, momentos de fraternidade e troca de experiências vividas com o Evangelho. Na última quinta-feira de cada mês, acontece a celebração da Santa Missa, na Igreja Nossa Senhora das Graças (Abrigo). O grupo também se encontra semanalmente nas casas do participantes para rezar o terço.

Segundo o voluntário Ivanildo Melo,  o objetivo do GEV é espalhar, através da vivência do Evangelho, o amor gratuito de Deus, bem como trazer de volta a vida e a alegria às pessoas. “Mesmo que não tenhamos o vício das drogas, precisamos estar fortalecidos na Palavra de Deus. Nossas misérias são curáveis, só é preciso acreditar”, destaca o voluntário, que é um dos coordenadores do grupo.

“Dentro do GEV, com Jesus no meio, a gente sempre traz um pouco e leva muito, através da experiência, da força das mães que muitas vezes vêm de tão longe pra participar dos encontros, mesmo feridas e cansadas pela dor de ter um filho na realidade das drogas”, comenta a voluntária Flávia Vasconcelos.

2 ideias sobre “8 anos do GEV em Sobral/CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *