Meditação do mês de Janeiro

Durante o ano de 2018 o Dia a Dia com Esperança, traz para você a Palavra do dia e o tema do mês, com reflexões e propostas para a vivência do Evangelho.

Vamos juntos ler e refletir a respeito do tema de janeiro sobre – A Vontade de Deus.

A vontade de Deus é elemento fundamental da vida cristã; no entanto, o seu sentido nem sempre é compreendido de modo correto. Às vezes, parece sinônimo de resignação e de tristeza, como se cumpri-la fosse um dever implacável e doloroso, diante do qual não existe outra saída senão “render-se”. Outras vezes, é preferível não falar disso. A vontade de Deus parece uma realidade não consoante com o nosso mundo, uma “realidade do passado”, um limite à liberdade do homem. Tudo isso, talvez, porque ela é interpretada como uma norma ditada de fora, à qual se é “obrigado” a se adequar. Termina-se, assim, empobrecendo-a de sua própria essência: o amor de Deus por nós, o seu ”sim” ao homem implorando uma resposta de amor, o seu “sim”.

A vontade de Deus é a resposta de amor a Deus Amor, é um caminho de santidade para todos, comunitário: “Tornamo-nos santos juntos”.

Fazer a vontade de Deus nos faz um. Para tanto, para sermos todos um, aconselhamos a dizer o próprio “sim” bem alto, completo, ativíssimo.

“Digamos com todo o ardor do nosso coração “sim” sempre à vontade de Deus. Se todos fizermos a vontade de Deus, logo, logo seremos aquela perfeita unidade que Jesus que na terra como no Céu! […]

Convido vocês, todos, a fazerem isso. Porque sobre todos Deus colocou uma estrela magnífica, a sua vontade específica para cada um de nós e, seguindo-a, chegaremos unidos ao Paraíso e veremos muitas estrelas caminharem atrás da nossa luz!”

Na nossa espiritualidade, que brotou do carisma da unidade, estamos conscientes de que, vivendo a vontade de Deus, tornamo-nos cada vez mais um não só com Deus, mas também entre nós. Transformamo-nos, portanto, quer pessoalmente, quer coletivamente, em Deus.

Para aprofundar a reflexão sobre a temática deste mês,

indicamos o livro A Vontade de Deus,

de Chiara Lubich (Ed. Cidade Nova, 2011)

Texto extraído do diário da Fazenda da Esperança – Dia a Dia com Esperança


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *