O que é a Semana Santa

O que é a Semana Santa?

A Semana Santa é o momento litúrgico mais intenso de todo ano. Devemos dedicar esta semana a oração e reflexão dos mistérios da Paixão e Morte de Jesus, para aproveitar todas as graças que isso nos traz. O início da semana é marcado pelo Domingo de Ramos, e a conclusão, no domingo de Páscoa.

É importante neste tempo entender o porquê que Cristo morreu e ressuscitou. Devemos celebrar e reviver sua entrega à morte, por amor a nós, e o poder da Sua Ressurreição, que é premissa da nossa.

Esta que foi a última semana de Jesus na terra, e sua ressurreição é a confirmação que nós fomos criados para viver eternamente junto de Deus.

– Domingo de Ramos:

O Domingo de Ramos dá início a Semana Santa e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelos judeus. Com este gesto, levamos nossos ramos durante a procissão, os cristãos manifestam sua fé em Jesus como Rei e Senhor.

– Quinta feira Santa (início do Tríduo Pascal):

Este dia recordamos a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos, onde Ele lava os pés deles, dando um exemplo de servidão; e desejoso de deixar aos homens  um sinal da sua presença, instituiu a Eucaristia.

– Sexta feira Santa:

Celebra-se a Paixão e morte de nosso Senhor Jesus, silêncio, jejum e oração devem marcar este dia; diferente do que muitos pensam este dia não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor. Neste dia é feita a Via Crucis, com a celebração de adoração a Cruz.

– Sábado Santo:

No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a principal celebração é a “Vigília Pascal”.

– Domingo de Páscoa:

É o dia mais importante e mais alegre de todos, já que Jesus venceu a morte e nos deu a Vida. Isso quer dizer que Cristo nos dá a oportunidade da salvação, de entrar no Céu e viver sempre felizes na companhia de Deus. A Páscoa é a passagem da morte para a Vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *