A importância da Via Sacra

A Paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo não é um evento do passado, é muito presente, Jesus Cristo deu a vida por mim e por você. Dai a pergunta: O que posso fazer por ti Senhor? Como posso responder a tão grande amor? Contemplando a Via Sacra somos chamados a sair do nosso  egoísmo e amar a todos, o diferente, o inimigo,  amar por primeiro sempre e com alegria.

Os acolhidos das Fazendas da Esperança, no tempo da quaresma, realizam a Via Sacra, relembrando os passos de Jesus e tudo que ele passou por nós. É através desse momento, em que muitos conhecem melhor os passos de Jesus, e compreendem que podem ser Luz para outros irmãos.  Por exemplo: na Fazenda Padre Claudio Romano, em Ibiporã no Paraná, os acolhidos refazem os passos de Jesus nesse tempo de quaresma.

Nesse sentido o Papa Francisco em sua homilia do domingo, dia 26 de março, quando ele explica a passagem do cego de nascença, narrada pelo evangelho de São João. E assim o santo padre destaca: “Este episódio nos induz a refletir sobre nossa fé em Cristo, o Filho de Deus, e ao mesmo tempo refere-se também ao Batismo, que é o primeiro Sacramento da fé: o Sacramento que nos faz “vir à luz”, mediante o renascimento da água e do Espírito Santo; assim como acontece ao cego de nascença, ao qual se abrem os olhos após ter sido lavado na água da piscina de Siloé”.

Assim somos chamados a viver como filhos da Luz e caminharmos na Luz. O Papa ainda conclui: ‘’ esta nova iluminação nos transforme nas atitudes e nas ações, para sermos também nós, a partir da nossa pobreza, portadores de um raio da luz de Cristo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *