Arquivos da categoria: Família da Esperança

Campanha da Fraternidade 2017

Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

A campanha da Fraternidade 2017 tem o tema Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida, com o lema: Cultivar e Guardar a Criação; é um convite a cuidar do ambiente que vivemos, acenando para todos nós a importância de ter uma consciência ambiental coletiva, porque cuidar bem do local que vivemos tem reflexo na melhora do relacionamento humano.

Nas unidades da Fazenda da Esperança esse tema é também levado aos acolhidos, de maneira prática. O fato de toda unidade da Fazenda estar localizada em meio a diversos biomas brasileiros (como a Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica), faz com que o jovem aprenda a cuidar e aproveitar de maneira sustentável dos frutos que a Terra nos dá e a partir daí tirar seu sustento.

Os acolhidos são responsáveis em cuidar bem do ambiente que vivem, por exemplo: uma horta, a arrumação harmoniosa de uma casa e até o relacionamento com o irmão são reflexos de um novo estilo de vida. As experiências negativas como lugares sujos e mal cuidados, falta de interação com as pessoas próximas, ficam para trás quando a pessoa encontra Deus e entende a harmonia das obras Divinas em sua vida. Esses são detalhes importantes para a recuperação, porque, viver em um lugar bom e harmonioso colabora no recomeço de vida dos jovens.

Todos fazem parte da obra de Deus e por isso precisamos mantê-la, Chiara Lubich (fundadora do Movimento dos Focolares) escreveu em uma carta em novembro de 1975: “Deus que mantém viva a natureza, Deus que está sob a natureza, Deus que dá à natureza aquela beleza que é a beleza das belezas, isto é, a harmonia, a unidade entre todas as coisas que estão na natureza.” Por isso São Francisco de Assis também se refere ao Sol e a Lua como irmão, porque somos todas criaturas do mesmo Criador.

Para que tudo isso faça sentido na vida das pessoas é preciso ter esforço, em sair do comodismo e dar o passo em zelar por esse presente que Deus nos dá, a natureza. É nesse sentido que a campanha da Fraternidade 2017 convida para despertar a consciência coletiva com os biomas brasileiros.

Referência de texto: http://campanhas.cnbb.org.br/campanha/fraternidade2017