Arquivos da categoria: Fazenda da Esperança

Palavra de Vida

Por padre César dos Santos

Colocar a Palavra de Deus no centro da própria existência é algo tipicamente cristão. Não existe dúvida de que quem se nutre da Palavra, colocando-a em prática, percebe em sua vida a presença de Deus de maneira palpável, pois o evangelho é Deus e se Deus está ali, existe vida e vida em abundância.

O costume das Fazendas da Esperança de diariamente pela manhã ler o evangelho do dia e dali tirar uma motivação espiritual para viver, vem do Movimento dos Focolares. Chiara Lubich (1920-2008) foi fundadora dessa realidade eclesial e veio dela a inspiração de escolher uma Palavra para ser colocada em prática, partilhando depois as experiências feitas sob seu impulso.

Ela mesma escrevia mensalmente o comentário de uma frase do evangelho, escolhido e distribuído a mais de 180 línguas. Tais comentários tinham o objetivo de ajudar o leitor a colocar a frase escolhida em prática.

Comungando em profundidade dessa espiritualidade, frei Hans sempre procurou impregná-la no ambiente ao seu redor. Assim, como pároco da paróquia Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá / SP, iniciou um grupo animado por esse estilo de vida.

Desse grupo fazia parte Nelson Giovanelli Rosendo que, por impulso da Palavra de Vida do mês de abril de 1983, aproximou-se da esquina perto de sua casa, onde jovens consumiam e vendiam drogas. Quando o primeiro lhe pediu ajuda para se libertar do vício, a proposta de Nelson foi exatamente a de frei Hans: escolher uma Palavra todos os dias e procurar colocá-la em prática.

Essa proposta transformou-se no método de recuperação da Fazenda da Esperança. Vivendo o evangelho, muitos jovens descobriram e descobrem o sentido da vida. Cheios de esperança vão pelo mundo, levando Deus a muitos outros.